Usina de biogás em Petrolina gera energia elétrica capaz de abastecer 4.300 casas por ano

Usina de biogás em Petrolina gera energia elétrica capaz de abastecer 4.300 casas por ano

A usina tem capacidade de gerar até um megawatt hora, totalizando mais de 8.200 megawatts hora por ano. Usina de biogás em Petrolina gera energia elétrica capaz de abastecer 4.300 casas por ano

A primeira usina de biogás do interior de Pernambuco está em operação desde o início de dezembro, em Petrolina, no Sertão. A unidade gera energia elétrica a partir do lixo, em aterro sanitário. A usina tem capacidade de gerar até um megawatt hora, totalizando mais de 8.200 megawatts hora por ano. O suficiente para abastecer 4.300 casas.

O aterro sanitário de Petrolina recebe, por dia, cerca de 300 toneladas de lixo. A decomposição do material orgânico, debaixo da terra, produz o gás Metano, um dos mais poluentes, e principal responsável pelo efeito estufa.

O aterro sanitário de Petrolina recebe, por dia, cerca de 300 toneladas de lixo.

Reprodução/ TV Grande Rio

"Dos gases gerados, 50% é o gás Metano, é um gás poluente que contribui para o efeito estufa. Em lixões de céu aberto, eles são lançados diretamente na atmosfera, mas nos aterros sanitários, eles são captados para outros fins, que não agridem o meio ambiente", esclarece a engenheira ambiental do CTR, Emanuela Gonçalves.

Como é altamente inflamável, uma estação de captação leva o gás Metano para uma usina, onde ele se transforma em energia elétrica. A unidade começou a funcionar no dia 2 de dezembro e fica dentro da área do aterro. O maquinário foi montado nos mesmos moldes das usinas que já existem em Jaboatão dos Guararapes e em Igarassu, na região metropolitana do Recife.

uma estação de captação leva o gás Metano para uma usina, onde ele se transforma em energia elétrica.

Reprodução/ TV Grande Rio

A geração é coordenada por um painel. "O gás Metano vem por meio da sucção do motor, o motor faz a queima do metano, que se transforma em combustível para que a gente consiga gerar energia", explica o operador de regulagem, João Vitor Oliveira.

A energia gerada na usina de biogás já está sendo injetada na rede e distribuída pela Companhia Energética de Pernambuco(Celpe). "É uma iniciativa sustentável, esperamos que seja uma tendência. Essa unidade, ela prova que a gente pode aproveitar o biogás para gerar energia. E a gente espera que cada vez mais o biogás seja uma energia utilizada, por ela ser limpa, renovável. E a gente deixa de emitir gases de efeito estufa e poluir a atmosfera. E assim que o aterro sanitário for aumentando, a previsão é colocar mais motores", afirma a gerente técnica da usina, Helena Reis.