Orçamento apertado? Veja dicas para viajar gastando menos

Orçamento apertado? Veja dicas para viajar gastando menos

Planejar com antecedência ou adequar a viagem ao seu bolso: confira algumas ideias para garantir seus dias de descanso Parece que está todo mundo na praia ou num resort incrível, menos você. Essa sensação invade a tela do celular em pleno verão, mas não precisa durar até a próxima estação. Com um pouco de planejamento, você também pode fazer uma viagem, seja de férias ou para aproveitar um fim de semana prolongado. "Ah, mas eu não tenho muito dinheiro agora" – se esse é o seu discurso, saiba que há inúmeras possibilidades que cabem no bolso. A primeira delas é escolher um destino com transporte mais barato, conta Raquel Pazini, supervisora do curso de Turismo do Centro Europeu. "A passagem aérea costuma ser o item que mais pesa no orçamento de uma viagem. O valor da hospedagem no Nordeste, por exemplo, não é muito diferente de Santa Catarina. O deslocamento é que deixa um pacote mais caro", exemplifica.

Passagens aéreas promocionais, resorts com tudo incluso e até cruzeiros marítimos podem caber no orçamento.

Centro Europeu

No caso das passagens aéreas, a compra com antecedência ainda é o caminho mais curto até seu destino de descanso. Mas a tecnologia é uma boa aliada para economizar com os voos: há muitos aplicativos que pesquisam ofertas e promoções relâmpago – é preciso ficar atento. Além disso, flexibilizar o período da viagem também pode render uma bela economia. "Viajar no sábado é mais caro do que na segunda. Durante a pesquisa, vale modificar as datas dos voos de ida e volta para ver a diferença valores", indica Raquel.

Como escolher um destino sem gastar mais do que o previsto?

Você pode até ser um amante de viagens, acompanhar sites que divulgam promoções, mas na hora de fechar a compra, sempre bate aquela dúvida: será que compensa? Muitas vezes, aquela viagem baratinha pode se transformar em férias frustradas – hotéis que não se parecem com as fotos, passagens com conexões muito longas e destinos que não são exatamente o que você esperava. É aí que entra o agente de viagens.

A dica é planejar o roteiro

Centro Europeu

Além de ter acesso a sistemas de busca específicos para quem trabalha na área, o profissional também consegue adequar o roteiro ao perfil do cliente. "Há pessoas que preferem ficar em um hotel mais central e passear pelas praias, outras querem hospedar-se em locais com infraestrutura completa, sem precisar sair muito. O agente de viagens conhece os destinos e as melhores opções, de acordo com o que a pessoa busca e o orçamento disponível", destaca a supervisora.

Dicas para pensar na próxima viagem

Centro Europeu

Dicas para pensar na próxima viagem

Se você quer fugir da rotina ainda neste verão, roteiros de carro saem mais em conta. No Paraná, Raquel indica uma viagem pelos Campos Gerais, partindo de Ponta Grossa, passando pelo Parque Estadual de Vila Velha e indo até Tibagi, onde está o Canyon Guartelá. O roteiro também inclui uma visita às cidades de Carambeí, Castro e Colônia Witmarsum, onde cultura e gastronomia são grandes atrativos. Os destinos de praia, no entanto, são os favoritos para o período – dá para curtir o litoral de Santa Catarina também de carro, hospedando-se em pousadas por um fim de semana.

De carro, de avião ou de navio? Opções para curtir uma viagem sem gastar muito

Centro Europeu

Tudo depende do tempo disponível para a viagem. Aí, é só combinar orçamento com destino. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, uma viagem de até cinco dias não custa muito: a hospedagem em hotéis na região central é mais barata e facilita o passeio para os pontos turísticos mais famosos da região, como as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves. Quem gosta de dirigir e tem mais tempo pode ir um pouco mais longe sobre quatro rodas. Raquel recomenda uma viagem de carro para as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Tiradentes, passando por Belo Horizonte, Mariana e Brumadinho.

Se você quer viajar e o orçamento está mais curto nesse período, considere mudar alguns pontos do seu roteiro

Centro Europeu

Mas e aquele resort incrível? Será que dá? "A grande vantagem do resort é que os all inclusive já oferecem toda a parte de alimentação e entretenimento. Tem que fazer essa conta, pois os gastos com lazer e comida também podem deixar a viagem mais cara, então o resort tem um bom custo benefício", sinaliza Raquel. A profissional dá outra boa dica para quem quer conforto sem preocupações, os cruzeiros marítimos. "As saídas de Santos ou Itajaí são bem econômicas, já que dá para ir de carro, ônibus ou conseguir voos baratos. O calendário dos cruzeiros abre com bastante antecedência, quem se planeja consegue oportunidades ótimas, como segundo passageiro free e redução da tarifa para o 3º ou 4º hóspede. Os cruzeiros têm um nível de satisfação altíssimo, há muita coisa para fazer dentro dos navios", finaliza.

Ainda dá tempo de fazer uma bela viagem e não comprometer o orçamento do ano inteiro. Roteiros de carro e cruzeiros marítimos podem sair mais barato do que você imagina

Centro Europeu