Aprender Ciência na prática, faz muito mais sentido!

Aprender Ciência na prática, faz muito mais sentido!

Colégio Classe A investe no conhecimento científico através do Laboratório de Ciências da Natureza. Uma característica intrínseca do ser humano é a curiosidade, que é o combustível que alimenta a procura de respostas para entender os fenômenos da vida. Porém, um dos principais obstáculos relacionados ao ensino de química, física e biologia é o elevado grau de abstração para entender teorias, modelos em nível microscópico e até mesmo fenômenos observados em escala macroscópica. Assim, com intuito de superar ou minimizar as dificuldades dos alunos em compreender determinados assuntos de ciências da natureza, o Colégio Classe A oferece, desde o ano de 2017, a disciplina de Laboratório de Ciências da Natureza para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, com o objetivo de levar atividades experimentais investigativas, proporcionando um momento semanal para que os estudantes tenham oportunidade de desenvolver atitudes e habilidades científicas.

"O Colégio Classe A oportuniza aos estudantes, através da experimentação investigativa, um primeiro contato com a química, física e biologia, já no ensino fundamental II, uma vez que é nessa fase que o jovem demonstra muitas dúvidas ou curiosidades relacionados as ciências, portanto, quando eles fazem o experimento que antes só era visto pela internet, sentem-se realizados". (Professor Higor Borher)

Os alunos recebem uma apostila, elaborada com experimentos indicados por artigos científicos e outros de própria autoria do Professor Higor Borher.

Confira alguns experimentos feitos por alunos do Colégio Classe A sob a orientação do Professor Higor Borher:

TESTE DA CHAMA: prática experimental usada para determinar a presença de metais em uma amostra, ao expô-la ao contato com uma chama. Nesse experimento, a coloração da chama se modifica, de acordo com a presença de diferentes metais. Esse fenômeno também é observado no momento da queima de fogos de artifícios.

TESTE DA CHAMA - (Colégio Classe A)

Divulgação

SIMULAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA: Prática experimental que simula a formação da chuva ácida a partir da queima de combustíveis. Além de toda questão ambiental envolvida, a prática também é uma oportunidade para discutir conceitos de ácidos, bases, óxidos, pH e indicadores para ácidos e bases.

SIMULAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA (Colégio Classe A)

Divulgação

CONSTRUÇÃO DE UMA PILHA DE LIMÃO: Prática experimental onde os alunos são desafiados e estimulados a produzirem uma pilha, usando limões, moedas, clips e lâmpada de LED. Antes do desafio ser lançado os alunos são introduzidos sobre conceitos prévios de oxidação e redução.

CONSTRUÇÃO DE UMA PILHA DE LIMÃO

Divulgação

DETERMINAÇÃO DE AMIDO: Prática experimental que tem por objetivo identificar e discutir a presença de amido em alimentos.

DETERMINAÇÃO DE AMIDO

Divulgação

TORRE DE LÍQUIDOS: Por que os líquidos não se misturam? Essa pratica oportuniza a discussão de conceitos químicos que são fundamentais para responder à questão acima: a densidade e a polaridade.

TORRE DE LÍQUIDOS

Divulgação

Essas e muitas outras práticas experimentais você confere no Colégio Classe A através do Laboratório de Ciências da Natureza.

O Colégio Classe A encontra-se com Matrículas abertas para o 5º ano do Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Pré-Vestibular.

As Matrículas podem ser feitas pelos telefones: (67) 3326-9421 / (67) 99130-1355, e ou, na Rua Amazonas, 785 – Bairro São Francisco - Campo Grande/MS.

Venha nos fazer uma visita!

Por Professor Higor Ribeiro Borher - Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde é pesquisador no Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências e Química -GEPEQC. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ( UFMS 2016). Professor de Química nas Redes Pública e Privada de ensino básico e técnico, atuando no Ensino Fundamental (9o ano), Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries) e Ensino Técnico (Curso Técnico em Química).