Ibama quer ampliar brigadas do Prevfogo para combater incêndios em vegetação em MS

Ibama quer ampliar brigadas do Prevfogo para combater incêndios em vegetação em MS

Informação foi revela pelo superintendente do Ibama em MS, coronel Luiz Carlos Marchetti, no Papo das Seis desta quarta-feira (18).

Superintendência do Ibama em MS quer ampliar efeito das brigadas do Prevfogo

Reprodução/TV Morena

A superintendência regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que ampliar as brigadas do Prevfogo para combater os incêndios em vegetação em Mato Grosso do Sul.

Os incêndios já destruíram nas últimas semanas mais de 1 milhão de hectares de vegetação em Mato Grosso do Sul, o que fez com que o governo do estado decretasse situação de emergência.

O superintendente do Ibama no estado, coronel Luiz Carlos Marchetti, diz que atualmente o Prevfogo conta com brigadas nas áreas mais críticas do estado, como as reservas Kadiwéu e Terena e em Corumbá, totalizando 90 brigadistas.

Em entrevista ao Papo das Seis, do Bom Dia MS, desta quarta-feira (18), Marchetti, diz que já foi informada a direção nacional do Ibama a demanda e a superintendência estadual está preparando a documentação para fazer o pedido, que tem também tem de ter a aprovação do Ministério do Meio Ambiente, além de recursos para ser viabilizado.

A proposta, conforme o superintendente do Ibama, é aumentar em 50% o efetivo em algumas regiões, em especial para a equipe de Corumbá, que tem 30 brigadistas e passaria a contar com um efetivo de 40 a 45 e também para a reserva Kadiwéu.

Marchetti diz que o aumento de efetivo das brigadas do Prevfogo pode acontecer de maneira rápida, se o pedido for aprovado. Ele explicou que além de uma seleção física, os brigadistas passam por semana de treinamentos, onde aprendem as técnicas para prevenir e combater os incêndios e a utilizarem da maneira correta os equipamentos que têm a disposição.

Veja abaixo a entrevista do superintendente do Ibama:

Superintendente do Ibama em MS é o entrevistado do Papo das 6 desta quarta-feira (18)