Dia da Árvore é celebrado com plantio e debates sobre manutenção das espécies na área urbana

Dia da Árvore é celebrado com plantio e debates sobre manutenção das espécies na área urbana

Prefeitura diz que objetivo é conscientizar o cidadão sobre a arborização urbana. Já a Energisa alerta sobre plantio correto para evitar contato com a rede. A prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), realiza nesta quinta-feira (19) a distribuição de mudas de espécies frutíferas. A intenção é valorizar o plantio e o consumo das frutas no quintal de casa, além de auxiliar na permeabilidade do solo.

As mudas a serem doadas foram produzidas no Viveiro Municipal Flora do Cerrado. São elas: mudas de pitanga, acerola, goiaba, jabuticaba, amora, romã e nêspera.

Prefeitura e Energisa distribuem mudas no Dia da Árvore

Divulgação

Na capital, de acordo com a Semadur, estão catalogadas cerca de 250 mil árvores plantadas em parques, praças e locais públicos.

"...O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca o cuidado oferecido à arborização da Capital.

"Entendemos que a arborização urbana desempenha um importante papel na melhoria da saúde e qualidade de vida da população, sendo além da preservação do meio ambiente. Entre os benefícios podemos citar a melhoria na qualidade do ar, bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para pedestres e veículos, proteção contra os ventos, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água da chuva, diminuição da temperatura além da preservação da fauna silvestre. Se bem organizada, a arborização urbana só traz benefícios", frisa Luis Eduardo.

Já a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) iniciará ações ambientais com a população residente no entorno do Córrego Formiga, com objetivo de conservar e preservar os recursos naturais existentes, inclusive na Área de Preservação Permanente (APP) do curso d"água. Em setembro, as ações acontecerão nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

Prefeitura diz que moradores devem plantar mudas no quintal de casa.

Divulgação

Além de celebrar é preciso também debater os desafios, expectativas e avanços em relação à arborização urbana. E com esse intuito Campo Grande será sede do 1º Fórum de Arborização MS para Cidades Sustentáveis. Um evento que pretende reunir os saberes e interesses entre o meio científico/acadêmico, as entidades/organizações profissionais e os gestores públicos, para colocar em pauta os principais desafios da presença das árvores nos ambientes urbanos no Estado e debater problemas e soluções, colhendo a contribuição da ciência e da prática, bem como as experiências – exitosas ou não – dos programas e ações voltados à arborização.

Para os gestores, será uma oportunidade de reunir em debate as principais questões e desafios no planejamento e na gestão da arborização pública, conhecendo experiências e tendo o contato com práticas e soluções adequadas de planejamento, manejo e envolvimento cooperativo com a sociedade em busca da sustentabilidade. Para as universidades, aproximará o meio acadêmico dos problemas reais vividos no cotidiano de planejadores e gestores. E para as entidades e organizações profissionais, esse estreitamento de vínculos permitirá subsidiar discussões sobre a educação profissional e colher temas para debate em eventos nacionais.

Concessionária de energia faz alerta para plantio de mudas adequadas

Na mesma data, a concessionária que abastece a energia elétrica em 75 dos 79 municípios do estado - Energisa - faz a distribuição de sementes na região central da cidade e ainda alerta sobre o plantio de mudas e espécies adequadas.

"A importância de fazer o plantio de mudas e espécies adequadas é evitar um futuro problema desta árvore ter contato com a rede de energia e interromper o fornecimento. Existe ainda o risco de segurança, caso ocorra o contato com a população. Cada município inclusive tem o seu guia de planejamento, com todas as tratativas adequadas para o seu plantio", ressaltou o gerente de construção, manutenção e distribuição da Energisa, Fernando Corradi.