Caso suspeito de coronavírus em São Carlos foi notificado por Guarulhos, afirma Vigilância

Caso suspeito de coronavírus em São Carlos foi notificado por Guarulhos, afirma Vigilância

Paciente chegou da Itália na quinta-feira (27) e foi encaminhado ao hospital de Guarulhos (SP). Ainda não há informações sobre o estado de saúde e o local onde ele está. Vista aérea de São Carlos

O-Drone

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos (SP) confirmou, neste sábado (29), que o caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) do município foi notificado por Guarulhos. O homem de 36 anos estava em viagem pela Itália e chegou ao aeroporto na quinta-feira (27).

Em nota, a vigilância disse que o paciente, que mora em São Carlos, se enquadra nos critérios de definição de caso suspeito e irá adotar medidas de investigação, após o recebimento da ficha de notificação. Ainda não há informações sobre o estado de saúde e o local onde ele está.

As informações preliminares foram encaminhadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica - GVE XII, de Araraquara (SP), após a Secretaria Estadual de Saúde informar que São Carlos teria um caso suspeito de coronavírus na noite de sexta-feira (28).

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos, um novo boletim informativo da secretaria será divulgado às 16h deste sábado.

Passageiros usam máscaras de proteção após desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em viagem iniciada na China

Fábio Tito/G1

Estado monitora

Na última divulgação, o estado de São Paulo estava com 66 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), sendo que outros 15 foram descartados laboratorialmente e 22 excluídos por incompatibilidade com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS):

Ausência de febre

Sem registro de viagem a locais de transmissão da doença

Até o momento, há apenas um caso confirmado de Covid-19. O homem reside na capital e está em isolamento domiciliar, estável e bem.

Quem são os comunicantes do coronavírus?

Os comunicantes são familiares e pessoas que possam ter tido contato próximo com o caso confirmado. Estas pessoas são monitoradas pelas equipes de saúde municipais e não serão consideradas casos suspeitos até que apresentem febre associada aos sintomas respiratórios como tosse, coriza ou dificuldade para respirar.

No total, houve 34 comunicantes do caso confirmado, sendo três familiares suspeitos. Eles tiveram resultado laboratorial negativo para a doença.

O estado de São Paulo tem 66 casos suspeitos da doença. Veja abaixo as cidades e casos:

Casos suspeitos de coronavírus no estado de São Paulo

Infectologista fala sobre os cuidados para evitar a infecção pelo coronavírus

Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas

Arte/G1

Initial plugin text

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.