Centro de Controle de Zoonoses confirma os primeiros casos de leishmaniose canina em Presidente Prudente em 2020

Centro de Controle de Zoonoses confirma os primeiros casos de leishmaniose canina em Presidente Prudente em 2020

Plantão de chipagem e coleta de sangue de animais está confirmado para o sábado (7), das 8h às 16h, no Centro Comunitário do Parque Alvorada. Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente

Heloise Hamada/TV Fronteira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou nesta quinta-feira (5) os primeiros casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) registrados neste ano em Presidente Prudente, com 19 ocorrências referentes ao mês de janeiro.

Deste total, 18 casos são autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município e somente um importado de outra localidade.

Além disso, 14 casos foram diagnosticados pelo próprio CCZ, enquanto outros cinco passaram por clínicas médicas veterinárias particulares.

O CCZ explicou que os casos referentes ao mês fevereiro ainda estão sendo computados.

No mês de janeiro, o Centro de Controle de Zoonoses realizou a chipagem de 224 cães em Presidente Prudente.

No mesmo período, foram colhidas amostras de sangue para exame da leishmaniose em 575 cães.

Neste sábado (7), das 8h às 16h, está confirmado o plantão no Centro Comunitário do Parque Alvorada, na Rua Alexandre Bacarin.

Segundo o CCZ, o controle da leishmaniose depende da colaboração da população em manter seus quintais limpos e comparecer aos plantões para chipagem e coleta de sangue para verificação da saúde dos animais.

Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.