Mais um corpo é encontrado em área de deslizamento em Santos

Mais um corpo é encontrado em área de deslizamento em Santos

Total de mortes após temporal vai a 29 e 41 pessoas seguem desaparecidas. Bombeiros e voluntários continuam realizando as buscas por desaparecidos no Morro do Macaco Molhado em Guarujá, nesta quinta-feira

Solange Freitas/G1

A prefeitura de Santos informou, no final da noite desta quinta-feira (5), que equipes de buscas encontraram o corpo de um homem no Morro São Bento, elevando a quatro o número de pessoas mortas em deslizamentos na cidade provocados pelas fortes chuvas do último final de semana.

A vítima era uma das cinco pessoas desaparecidas no local. Seguem buscas por uma mulher e três crianças, na mesma área afetada por deslizamento de terra.

Número de mortos em tragédia na Baixada Santista chega a 29

Entre terça e quarta-feira (4), os bombeiros localizaram duas pessoas no Morro do Tetéu - um homem, de 20 anos, e uma mulher, de 39 -, e um homem, de aproximadamente 40 anos, no Morro do Pacheco.

Com mais esse caso de Santos, a tragédia na Baixada Santista registra 29 mortos e 41 desaparecidos.

Também na quinta, o número de desaparecidos subiu em Guarujá de 16 para 37. Segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, as autoridades fizeram o cruzamento das listas de moradores do Morro Barreira do João Guarda do Programa Saúde da Família e da Defesa Civil. Ainda segundo as autoridades, mais de 50 casas foram atingidas pelo deslizamento no bairro, por isso, é possível que esse número de desaparecidos suba ainda mais.

Ainda segundo a Defesa Civil, além dos 37 desaparecidos em Guarujá, há 4 em Santos e 1 em São Vicente.

Veja onde ocorreram as mortes:

Guarujá: 23 mortes

Santos: 4 mortes

São Vicente: 2 mortes

A tempestade causou alagamentos em vias públicas, afetou serviços (transporte, educação, fornecimento de água, energia elétrica e telefonia) e fez rodovias serem bloqueadas.

Dados das chuvas na Baixada Santista

Reprodução/TV Globo

Em um período de 24h, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 320 mm em Guarujá, valor muito acima da média de 263 mm prevista para março. Em Santos, choveu 239 mm, perto da média de 257 mm. Já em São Vicente foram registrados 207 mm de chuva, abaixo da média de 257 mm prevista para o mês todo.

Trabalhos continuam no Morro do João Guarda, em Guarujá, nesta quarta-feira (4)

Paula Paiva Paulo/G1

VÍTIMAS: veja quem são os mortos na tragédia

VÍDEOS: imagens do temporal na Baixada Santista

FOTOS: temporal, deslizamentos e buscas por desaparecidos na região

DOAÇÕES: saiba como ajudar as vítimas

Desabrigados

De acordo com a Defesa Civil do Estado, até a manhã desta quinta-feira, havia 151 desabrigados em Guarujá, 3 em São Vicente e 150 em Santos. Eles estão sendo recebidos em abrigos e escolas. Em Peruíbe, são 102 desabrigados, que deixaram temporariamente suas casas e foram recebidos no Centro Comunitário do Caraminguava.

Doações

As cidades da Baixada Santista estão recebendo doações para as famílias que foram prejudicadas pelo forte temporal. Há uma necessidade maior de doações de colchões, travesseiros e roupa de cama para as vítimas do temporal. Também são necessários itens como roupas de banho, alimentos em geral, água e produtos de higiene pessoal.

Há postos de coleta em Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá. Confira os postos aqui.

Arte: Por que ocorrem os deslizamentos

Juliane Monteiro/Arte G1

Initial plugin text