Curada de câncer, jovem chama para festa de 20 anos em hemocentro e pede doação de sangue de presente

Curada de câncer, jovem chama para festa de 20 anos em hemocentro e pede doação de sangue de presente

Ela conta que precisou de várias bolsas durante o tratamento e diante de apelos por sangue, teve a iniciativa. Larissa vai fazer 20 anos na segunda-feira

Arquivo pessoal

A estudante de Direito, Larissa Pinto Antunes, decidiu comemorar os 20 anos no Hemosul de Campo Grande e pede doações de sangue como presente. É que aos 14, a então adolescente se viu do outro lado: era ela quem precisava. Agora, ela quer retribuir o bem.

"É para ajudar a salvar outras vidas", resume Larissa, que há seis anos se viu com câncer supra-renal. "É um câncer raro porque dá somente em crianças", diz a estudante, que atualmente faz apenas o acompanhamento médico a cada dois anos.

Larissa conta que iniciou o tratamento contra a doença em Campo Grande, onde fez cirurgia. Foi aí que ela precisou das primeiras bolsas de sangue. "Eu tive hemorragia". Depois, a então adolescente passou a fazer quimioterapia em um hospital especializado, em Campinas. "Lá eu precisei de muitas doações".

A decisão de uma festa um tanto diferente para a idade de Larissa veio após ela ver tantos apelos por doações de sangue. A família apoiou a iniciativa e a intenção é levar algumas bexigas para decoração e doces lembrancinhas para quem comparecer.

A universitária ainda não sabe se vai poder doar por conta do câncer, mas, como boa anfitriã, vai estar presente. "Vou estar lá o dia todo". A 'festa' será das 8 às 17h (de MS). O Hemosul da capital fica na rua avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. Larissa pede para quem não mora em Campo Grande e quiser ajudar, que doe no hemocentro mais próximo de casa.

Larissa durante tratamento do câncer

Arquivo pessoal

Doações

Para fazer a doação de sangue é regra do hemocentro;

- Apresentar documento de identidade com foto e a realização de um cadastro;

- Ter entre 18 e 67 anos de idade;

- Pesar mais de 55 quilos e estar bem alimentado;

- É necessário responder a um questionário e passar por uma triagem clínica.

Recomendações:

? Evitar alimentos gordurosos antes da doação;

? Não ter fumado uma hora antes da coleta;

? Não ter ingerido bebida alcoólica por pelo menos 12 horas.

Observações:

? Quem fez tatuagem ou maquiagem definitiva precisa aguardar de seis a 12 meses;

? Cirurgias, o tempo varia de três meses a um ano;

? Dengue, até seis meses após a cura;

? Gripe, sete dias.

Não podem doar:

? Quem tem doenças como as cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, câncer e quem teve hepatite após os 11 anos de idade;

? Pessoas que compartilham seringas, usuários de drogas e portadores do HIV.