Hemepar registra redução no número de doações de sangue no Paraná

Hemepar registra redução no número de doações de sangue no Paraná

Secretaria da Saúde afirma que normalmente são recebidos em média 120 doadores por dia mas que, nesta semana, a média foi em torno de 70; confira lista de endereços e horários para doar. Hemepar registra redução no número de doações de sangue

Venilton Kuchler/Arquivo AEN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registrou redução nos estoques de sangue para doação desde fevereiro.

A Secretaria da Saúde destaca que, nesta semana, o Hemepar está com apenas cinco bolsas de plaquetas, enquanto que o normal é ter em estoque cerca de 19.

Conforme a secretaria, são necessárias 10 doações para uma bolsa/dose de plaqueta por aférese – processo que retira uma única célula do sangue total, usada em pacientes com sangramento devido à doenças como leucemia e anemia.

A secretaria afirma que, normalmente, são recebidos em média 120 doadores por dia mas que, nesta semana, a média foi em torno de 70.

O período de férias e de pós-férias é normal haver queda nas doações mas, neste ano, a redução foi mais acentuada, segundo a secretaria.

Hemepar

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná.

A secretaria orienta que o público jovem e adulto faça a doação de sangue antes de buscar a unidade de saúde para a imunização contra o sarampo e a febre amarela.

O motivo é que depois de receber as doses das vacinas é preciso cumprir um intervalo de 30 dias sem doar sangue.

Veja a lista com os endereços e horários de atendimento das unidades do Hemepar no estado.

Para ser doador é preciso:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 quilos;

Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.