O Assunto #138: As ameaças a Fernando de Noronha

O Assunto #138: As ameaças a Fernando de Noronha

Patrimônio natural da humanidade tombado pela Unesco, o arquipélago é destino de dezenas de milhares de turistas - e agora a Embratur quer liberar cruzeiros, o que aumentaria ainda mais o número de visitas. Para entender os riscos a Noronha e todos os lados envolvidos nessa história, Renata Lo Prete conversa com Ana Clara Marinho, repórter do G1 que vive por lá há 30 anos e é responsável pelo blog Viver Noronha. Ana Clara relata como é a vida em Noronha - que sofre com falta de saneamento básico e racionamento de água. Participa também Beatrice Padovani Ferreira, professora de oceanografia da UFPE que monitora os recifes de corais de Noronha desde 2002. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Um paraíso em disputa. O arquipélago de Fernando de Noronha, 21 ilhas, um parque nacional marinho e diversas áreas de proteção ambiental que formam um patrimônio natural da humanidade reconhecido pela Unesco, é ao mesmo tempo um santuário ecológico que os ambientalistas querem proteger e um destino de turismo que o governo federal está disposto a estimular.

O barulho a respeito da flexibilização das permissões para o turismo em Noronha cresceu quando o senador Flavio Bolsonaro publicou, em uma rede social, vídeo ao lado de Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, dizendo que está "desatando os nós dessa legislação" na questão dos cruzeiros marítimos e dos recifes artificiais.

O governo de Pernambuco, que realiza a gestão do arquipélago, e a administração local das ilhas já se posicionaram contra. A justificativa é que Noronha já recebe mais turistas do que é capaz de comportar: de acordo com o último plano de manejo realizado, em 2009, o limite é de 89 mil pessoas por ano; em 2019, o número chegou a 106 mil, recorde histórico. O cabo de guerra entre governos estadual e federal afeta também o repasse de recursos para a melhoria na infraestrutura.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.