Com quase 400 mil endividados, Campinas tem feirão para renegociar dívidas

Com quase 400 mil endividados, Campinas tem feirão para renegociar dívidas

Consumidores inadimplentes podem fazer a renegociação com desconto até 31 de março. Além do atendimento presencial, também é possível fazer acordos pela internet. 'Feirão Limpa Nome' da Serasa inicia atendimentos presenciais em Campinas

Campinas (SP) recebe a partir desta segunda-feira (9) o "Feirão Limpa Nome", do Serasa, para renegociação de dívidas com atendimento presencial gratuito. O feirão segue até o dia 31 de março, das 8h às 18h, e também é possível fazer consultas e acordos pela internet.

Segundo levantamento da empresa, o município tem cerca de 400 mil endividados, um terço da população, e coloca a cidade na terceira colocação no ranking com mais pessoas inadimplentes no estado de São Paulo.

De acordo com o órgão, os atendimentos na agência são voltados a pessoas com dificuldade de acesso à internet. A gerente do Serasa Consumidor, Amanda Rapouzo, o consumidor precisa levar um documento de identificação com foto para o atendimento presencial.

"O serviço é gratuito e a gente vai auxiliar o consumidor mostrando as dívidas atrasadas e as já negativadas, quais as condições de negociação, quantas parcelas ele pode fazer. Os descontos vão até 98%. Dependendo da dívida com qual empresa for, se for por um credor parceiro do Limpa Nome, com certeza tem um desconto especial", explica.

As empresas participantes do feirão são: Itaú, Banco do Brasil, Santander, Recovery, Claro, Net, Embratel, Avon, Ativos, Anhanguera, Credsystem, Sky, Oi, Di Santini, Ipanema, Nextel, Unopar, Hoepers, BMG, Digio, Porto Seguro, Tricard, Crefisa, Cartão Confiança (D"Avó), Unic, Fama, Pitágoras, Sorocred, Uniderp, Unime, Itaú Card, Hipercard, Conectcer, Elmo, Tenda, Energisa, Banco Original, Banrisul e EDP.

Consulta e negociação de dívidas são serviços ofertados

Serasa

Mapa da inadimplência

Segundo o Serasa, pessoas entre 26 e 40 anos são os principais negativados, correspondendo a 37%. Em segundo lugar entre os inadimplentes estão pessoas entre 41 e 60 anos, com 34,2% do total. Do total de endividados, 48,3% são homens.

Ainda de acordo com a empresa, a maioria das dívidas foi contraída junto aos setores bancários e de cartão de crédito, sendo 27,8% do total. Contas como energia elétrica, água e gás correspondem a 20,4% dos débitos em atraso, seguidos dos setores de varejo e de telefonia.

Serviço:

Feirão Limpa Nome

Quando: até 31 de março

Endereço: Rua Sacramento, 126, salas 101 104 - 10º andar do Centro Empresarial do Carmo, no Centro

Veja mais notícias da região no G1 Campinas