Cidades brasileiras têm atos pró-governo

Cidades brasileiras têm atos pró-governo

Até por volta de 12h, capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Belém haviam registrado protestos pacíficos.Com a pandemia de coronavírus, autoridades de Saúde haviam pedido que população evitasse eventos com grandes aglomerações. Capitais brasileiras e cidades no interior de São Paulo registraram, na manhã deste domingo (15), atos de apoio ao governo de Jair Bolsonaro. Até por volta das 12h, capitais como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Maceió (AL) tinham protestos pacíficos.

Apesar da orientação de autoridades da Saúde de vários estados e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para suspender a realização de eventos com grandes aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), apoiadores do governo não atenderam ao apelo.

Na quinta-feira (12), em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro afirmou que as manifestações marcadas para este domingo (15) deveriam ser repensadas diante do cenário de pandemia do coronavírus. O presidente havia dito que os movimentos eram "legítimos e espontâneos", mas que não se podia colocar em risco a saúde da população em razão da pandemia de Covid-19.

Porém, neste domingo, em uma rede social, o presidente compartilhou vídeos de carreatas em Belém e em Brasília.

Veja os atos em cada cidade:

Rio de Janeiro (RJ)

Manifestantes fazem ato a favor do governo no Rio

José Raphael Berredo

Manifestantes se concentraram na Orla de Copacabana em ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro

Willians Pereira/TV Globo

No Rio, manifestantes se reuniram na Orla de Copacabana. Eles estavam vestidos com as cores da bandeira do Brasil e exibiam faixas e cartazes em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Justiça Sergio Moro e com dizeres como: "Congresso e STF matam mais que coronavírus" e "Fora Rodrigo Maia e companhia".

Algumas pessoas estavam de máscara.

Brasília (DF)

Manifestantes se reúnem em Brasília em ato pró-governo

TV Globo/Reprodução

Na capital, manifestantes se concentraram em frente à Biblioteca Nacional e caminharam em direção ao Congresso. Eles exibiam faixas contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e contra a secretária especial de Cultura, Regina Duarte.

Manifestantes protestam contra STF e Congresso em Brasília

Luiz Barbieri/G1

Manifestantes protestam contra a secretária especial de Cultura, Regina Duarte, em Brasília

Luiz Barbieri/G1

Uma carreta saiu por volta das 10h30.

Carreata em Brasília em ato pró governo

TV Globo/Reprodução