Diretor do Lacen diz que resultados de exames para o covid-19 estão sendo liberados até no mesmo dia em MS

Diretor do Lacen diz que resultados de exames para o covid-19 estão sendo liberados até no mesmo dia em MS

Demarchi disse que desde que o Lacen iniciou a realização dos exames, no início de março, já recebeu 840 kits e que já foram liberados os resultados de exames para 490 pacientes. Diretor do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen), Luiz Henrique Ferraz Demarchi,

Reprodução/G1 MS

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen), Luiz Henrique Ferraz Demarchi, disse neste sábado (28) que a instituição tem liberado em até 48 horas e, às vezes até no mesmo dia, os resultados de exames de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus.

Ele explicou que não estão faltando kits para o exame no estado e que vem recebendo semanalmente remessas do Ministério da Saúde. Explicou que na próxima semana deve chegar 5 mil kits que foram adquiridos diretamente pelo governo do estado e depois mais uma remessa com a mesma quantidade. Revelou ainda que está sendo negociada uma compra de mais 15 mil kits.

Demarchi disse que desde que o Lacen iniciou a realização dos exames, no início de março, já recebeu 840 kits e que já foram liberados os resultados de exames para 490 pacientes.

Apontou ainda que está sendo discutida uma parceria com várias instituições, com a Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fiocruz, entre várias outras, para desafogar o trabalho no Lacen nesse período de pandemia.

Comentou que o critério para a realização de exames é o estabelecido pelo Ministério da Saúde, que são pacientes que apresentam quadro de síndrome respiratória grave e que além do covid-19, as amostras também são testadas para outros oito tipos de vírus.

Até este sábado (28), Mato Grosso do Sul tinha 31 casos confirmados de coronavírus.