O Assunto #159: Nova York sitiada pelo coronavírus

O Assunto #159: Nova York sitiada pelo coronavírus

Uma das cidades mais visitadas do mundo está irreconhecível, semideserta de dia e fantasmagórica à noite. Aglomeração, só nos hospitais. "Tem leito até na entrada", conta a enfermeira brasileira Karina Felix. Ela está isolada, com sintomas de Covid-19, mas, como a febre passou, deve voltar à ativa a qualquer momento, mesmo sem ter sido testada. Neste episódio Renata Lo Prete conversa também com o correspondente Tiago Eltz, que descreve a cena de caminhões frigoríficos estacionados junto a hospitais, que já não dão conta da quantidade de corpos. Tiago explica por que o Estado de Nova York responde por quase metade dos pacientes de coronavírus nos EUA. E completa com um panorama de outras regiões do país, hoje líder em número de casos. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Com mais de 300 mil casos confirmados no país, os Estados Unidos são o epicentro da pandemia do novo coronavírus no mundo. E dentro do território norte-americano, Nova York desponta como principal foco da doença.

No estado nova-iorquino, mais de 130 mil pessoas testaram positivo para o coronavírus, o que representa aproximadamente 10% de todos os casos no mundo. E os resultados têm sido trágicos por lá. A cidade de Nova York chegou a contabilizar mais de mil mortes causadas por Covid-19 em 24 horas. E até a tigresa Nadia, que vive no Zoológico do Bronx, contraiu a doença - é o primeiro caso de animal infectado nos EUA e primeiro tigre do mundo.

Por isso, o governo estadual definiu uma política estrita de quarentena. Ficam abertos apenas mercados, farmácias e restaurantes delivery e a multa para quem foge ao confinamento pode chegar até US$ 1.000. À noite, Nova York está deserta. No fim de semana surgiram os primeiros sinais de que o estado está conseguindo achatar a curva de contaminação e mortes.

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa a enfermeira brasileira Karina Felix, que está isolada, com sintomas de Covid-19, mas que deve voltar ao trabalho mesmo sem ser testada. E fala também com o correspondente Tiago Eltz, que descreve a cena de caminhões frigoríficos estacionados junto a hospitais, que já não dão conta da quantidade de corpos.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Initial plugin text