Pentágono acusa Irã de 'provocação perigosa' a navios dos EUA no Golfo Pérsico

Pentágono acusa Irã de 'provocação perigosa' a navios dos EUA no Golfo Pérsico

Barcos iranianos se aproximaram de navios militares norte-americanos que faziam manobras. Episódio se soma a outras demonstrações de tensão entre Washington e Teerã. Lanchas da Guarda Revolucionária do Irã são fotografadas próximo a navio militar dos EUA nesta quarta-feira (15)

U.S. Navy/Handout via Reuters

O departamento de Defesa dos Estados Unidos acusou nesta quarta-feira (15) o Irã de promover ações "perigosas e provocativas", após 11 barcos iranianos ameaçarem navios norte-americanos no Golfo Pérsico.

Segundo o Pentágono, os barcos da Guarda Revolucionária iraniana "cruzaram repetidamente as proas e popas dos navios americanos a curta distância e a alta velocidade", chegando a apenas nove metros da proa de um dos navios. Veja na foto abaixo.

Três lanchas da Guarda Revolucionária do Irã se aproximam de navio militar dos EUA no Golfo Pérsico nesta quarta-feira (15)

U.S. Navy/Handout via Reuters

Naquele momento, navios da Marinha e da Guarda Costeira dos EUA faziam manobras nas águas internacionais no norte do Golfo, conjuntamente com helicópteros de ataque Apache, informou o Pentágono.

Os barcos da Guarda iraniana — lanchas de alta velocidade — ignoraram as advertências dos navios americanos durante aproximadamente uma hora, antes de responder finalmente às comunicações de rádio e partir.

"As ações perigosas e provocativas do IRGCN (sigla do corpo iraniano) aumentaram o risco de erro de cálculo e colisão", destacaram as autoridades de defesa dos EUA, acrescentando que violaram as leis internacionais de navegação.