Em plena pandemia, Curitiba tem UBS"s fechadas para atendimento e oposição critica estratégia

Em plena pandemia, Curitiba tem UBS

De acordo com a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Flávia Quadros, a iniciativa buscou reduzir aglomerações e não é consequência de uma redução de profissionais de saúde. "Não houve diminuição de profissionais, pois todos foram remanejados para outras unidades. Tivemos, na verdade, a ampliação do quadro de funcionários. Só na enfermagem tivemos mais de 400 profissionais contratados", explicou a superintendente.

Com a reorganização, 11 unidades de saúde estão funcionando exclusivamente para vacinação do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Elas fazem a imunização de todas as doenças, exceto contra influenza (gripe).

Em 74 unidades de saúde, o fluxo passou a ser dividido logo na entrada, separando fisicamente as pessoas com sintomas suspeitos do novo coronavírus das que apresentam outras urgências (como pressão alta e atendimentos essenciais, como pré-natal, pacientes com condições crônicas descompensadas e outros casos).

Quadros conta ainda que o sistema de saúde da capital não tem sofrido com aglomerações e que as buscas para atendimento por problemas respiratórios estão baixas. "Não estamos tendo aglomeração nas unidades de saúde, todas estão com marcações de distanciamento e estão distantes também uma cadeira da outra. Mesmo em relação a pacientes com sintomas respiratórios, temos tido uma busca bem baixa, o clima de Curitiba está nos ajudando", disse ela.

Oposição

O vereador Dalton Borba (PDT) critica a estratégia adotada pela gestão municipal para reorganizar o sistema de saúde e combater o coronavírus. Para ele, as medidas adotadas podem ter o efeito contrário.

"O fundamento do fechamento dessas unidades é evitar um problema com o contágio do coronavírus, mas isso provoca de imediato a debandada das pessoas que eram amparadas por esses postos de saúde para outro local. Assim você sobrecarregada esses outros locais, sem contar as aglomerações que se formam, inclusive no transporte público", defende o vereador.

"Curitiba está se comportando como se a crise já tivesse passado e a crise mal começou", acrescenta Borba.

Novo atendimento

Quem tinha como unidade de referência alguma das unidades cujo serviço será remanejado neste período pode consultar a lista abaixo, para verificar qual passa a ser a sua nova unidade de referência neste momento (onde deverá buscar, por exemplo,medicamentos, materiais de curativo, bolsas de colostomia e todos os demais serviços prestados normalmente pela unidade).

Lista de 74unidades básicas de saúde que atenderão urgências odontológicas, quadros respiratórios graves e os atendimentos essenciais

Lista de 11 unidades de básicas de saúde que disponibilizarão vacinas do Calendário Nacional de Vacinação

Lista deunidades básicas de saúde que terãoatendimento redirecionadoe qual a respectiva nova unidade de referência