Fiocruz identifica cão e gato com anticorpos contra Covid-19

Fiocruz identifica cão e gato com anticorpos contra Covid-19

Foram analisadas amostras de 96 animais levados a duas clínicas veterin√°rias da capital fluminense entre junho e agosto de 2020. No grupo analisado, havia 49 gatos e 47 cachorros, incluindo animais de estima√ß√£o em casas com e sem registro de casos de covid-19 e animais de rua recém-acolhidos por organiza√ß√Ķes n√£o governamentais.

A constata√ß√£o de anticorpos contra o novo coronavírus em animais j√° foi registrada em outras partes do mundo e sugere que a transmiss√£o de humanos para animais é possível. Os cientistas enfatizam que n√£o h√° evidências científicas de que o oposto possa ocorrer e refor√ßam que n√£o h√° qualquer justificativa para abandono ou maus tratos de animais.

Os casos de bichos com anticorpos contra o SARS-CoV-2 foram documentados principalmente em animais domésticos de famílias em que h√° casos da doen√ßa, mas também j√° h√° outros registros em que animais de rua e até de zoológicos foram infectados.

A pesquisa realizada no Rio de Janeiro foi liderada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), vinculados aos Laboratórios de Imunologia Viral, de Mosquitos Transmissores de Hematozo√°rios, de Morfologia e Morfogênese Viral e de Vírus Respiratórios e do Sarampo e contou com a participa√ß√£o da Clínica Veterin√°ria Animal Help.

Para identificar os anticorpos, as amostras foram analisadas por meio de uma metodologia de ensaio sorológico altamente específica, conhecida como PRNT90.

Os animais também foram testados com exames PCR para identificar infec√ß√Ķes ativas, e nenhum resultado positivo foi encontrado. Para esses testes, foram coletadas amostras de swab orofaríngeo e anal.