Milho deve ter perda de 2,7 milhões de toneladas com geada no Mato Grosso do Sul

Milho deve ter perda de 2,7 milhões de toneladas com geada no Mato Grosso do Sul

A soma de geada e estiagem não favoreceram a segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul, neste ciclo. Isso fez com que a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho) revisasse as expectativas de produção e produtividade. Os números mostram uma baixa superior a 2,7 milhões de toneladas na produção do cereal.

O volume de produção do milho, que tinha expectativa de colheita equivalente a 8,2 milhões de toneladas, agora não deve passar das 6,2 milhões de toneladas. Já a produtividade, que era esperada próxima de 68,7 sacas por hectare, segundo o SIGA (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), deve ser de aproximadamente de 52,3 sacas por hectare.

"Foi realmente uma grande geada, que atingiu todo o Conesul e algumas regiões centrais, onde há muito tempo não se tinha relatos de ocorrência de geadas no estado. Os danos foram muito severos e irão impactar de maneira muito significativa para toda sociedade. É hora do produtor avaliar sua lavoura minuciosamente e salvar o máximo de milho possível, com foco em aproveitar, de alguma forma, o que restou da lavoura. Não podemos deixar de lado nossas obrigações e temos que honrar os contratos firmados, para não gerar um colapso nos acordos comerciais. Agora é preciso fazer uma colheita cautelosa, a fim de minimizar os prejuízos", aponta o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

As condições se agravaram em todo o estado devido aos efeitos climáticos de estiagem, granizo e geada. Mato Grosso do Sul possui em boas condições 1% de suas lavouras, 38% em estado regular e 61% em estado ruim.

A geada no estado de Mato Grosso do Sul ocorreu entre os dias 27 de junho e 01 de julho. Após verificação da equipe do projeto Siga, estima-se que a área afetada no estado é de 604,4 mil hectares, o equivalente a 30% da área produtora do estado.


Fonte: Aprosoja/MS