A três meses da festa, infectologista entende receio de cidades com o Carnaval 2022

A três meses do Carnaval 2022, ainda há um clima de incerteza quanto à realização de desfiles, blocos e festas em muitas cidades do Paraná. A reportagem da Banda B tem feito contato com cidades da região de Curitiba e Litoral para saber detalhes sobre a confirmação ou não de eventos relativos a data, mas, até o momento, o calendário ainda não foi divulgado.

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Segundo o médico infectologista Bruno Almeida, o possível receio de não se confirmar eventos para a data faz sentido, pois ainda estamos na pandemia da Covid-19.

“As projeções futuras da pandemia são feitas para daqui um mês. Mais de que um mês é futurologia. É muito difícil prever porque são muitas variáveis e elas são muito dinâmicas”, explicou.

Onde o Carnaval 2022 já foi cancelado

Nesta semana, Carnaval 2022 foi cancelado em mais de 60 cidades do interior do estado de São Paulo. A festa estava prevista para acontecer entre os dias 19 de fevereiro a 6 de março. A ideia dos municípios é evitar aglomerações, justamente no momento em que o número de casos voltou a aumentar na Europa.

“Ainda é o momento de ter cautela. Não estou entrando no julgamento se o Carnaval deve ter ou não, mas eu entendo a preocupação de alguns gestores”, justificou o médico.

Mas quais as chances de ter Carnaval em 2022 no Paraná

Mas para quem espera pular carnaval em fevereiro de 2022, atualmente, as perspectivas são positivas disse Almeida. “O Brasil tem alta taxa de infecção, em relação a outros países.

“Próximo de 60% da população já pegou Covid, ao mesmo tempo estamos em ritmo acelerado de vacinação. Temos um perfil de imunidade superiores a de outros países. Claro que isso se deu às custas de muitas mortes. O Brasil viveu uma tragédia em 2021”, lembrou o infectologista.