Gravidez silenciosa: é possível estar grávida e não ter nenhum sintoma

Gravidez silenciosa: é possível estar grávida e não ter nenhum sintoma

Recentemente, a Banda B contou a história da curitibana Elaine Cristina, que descobriu que estava grávida quatro horas antes do parto, quando começou a sentir algumas dores abdominais durante o horário de trabalho. A bebê nasceu saudável e recebeu o nome de Sabrina.

Muita gente costuma questionar como isso seria possível, já que os sintomas de uma gestação geralmente são bem visíveis. Mas há casos atípicos que podem levar ao fenômeno da "gravidez silenciosa".

Segundo o médico ginecologista e obstetra, Antonio Paulo Mallmann, quando a mulher está grávida, a gonadotrofina coriônica humana, hormônio medido pelo exame beta-HCG, promove diversas alterações no organismo, que causam aumento das mamas, náuseas e cansaço, por exemplo.

“Este hormônio, quando é positivo, ele tem uma repercussão em todo o organismo da mulher. Ela fica mais sensível, mais sonolenta, ela tem ânsia com vômito ou sem vômito, ela vai mais vezes fazer xixi a noite e ela tem mais gases também. A gravidez silenciosa é bem o contrário disso, ela não tem nenhum sinal que ela perceba que está grávida. É uma gravidez que é iminente, ela existe, mas a mulher não tem essa percepção”, ressalta.

Além do susto, as mulheres que descobrem a gravidez pouco antes do parto convivem com as críticas. São questionadas por não sentirem a criança mexer na barriga ou não notar outras mudanças no corpo, como a falta de menstruação.

O médico explica que a barriga não crescer pode acontecer devido ao biotipo da mulher. De acordo com Antonio Paulo Mallmann, os pequenos sangramentos durante o período de gestação são comuns e podem confundir pacientes que têm histórico de ciclo menstrual irregular.

“Quando a mulher o ciclo menstrual irregular ou ausência da menstruação, ela confunde esse escape e não percebe que está grávida. Pode ocorrer de acontecer um sangramento residual, de outras menstruações anteriores. Por exemplo, a paciente que tem síndrome do ovário policístico tem uma irregularidade menstrual e, muitas das vezes, em uma situação como essa ela pode ter uma tendência a engravidar e não perceber que está grávida”, diz.

Por não saber que está grávida, a mulher pode manter hábitos que comprometem a saúde dela e do bebê. Algumas mães continuam fumando, ingerindo bebidas alcoólicas e fazendo atividades sem supervisão, além de não realizarem o pré-natal.

“Se a mulher está com ausência de menstruação e mesmo assim não percebe que está grávida, ela vai ter uma vida normal não adaptada a gravidez, com a ausência dos exames básicos para saber se ela ou o bebê têm algum problema”, destaca.