Bolsonaro diz que Macron busca 'instrumentalizar uma questão interna' e critica 'tom sensacionalista' sobre a Amazônia

Presidente francês afirmou que cúpula do G7 precisa discutir os incêndios na Amazônia. Encontro está previsto para este fim de semana em Biarritz, na [...]

Bolsonaro diz que Macron busca 'instrumentalizar uma questão interna' e critica 'tom sensacionalista' sobre a Amazônia

Presidente francês afirmou que cúpula do G7 precisa discutir os incêndios na Amazônia. Encontro está previsto para este fim de semana em Biarritz, na França. Presidente Jair Bolsonaro volta a falar sobre queimadas na Amazônia em rede social

Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre as queimadas na Amazônia na noite desta quinta-feira (22). Em um post em uma rede social, ele disse que lamenta que o presidente da França, Emmanuel Macron "busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil" para "ganhos políticos pessoais" e criticou o "tom sensacionalista" sobre a Amazônia.

Mais cedo, o presidente da França havia afirmado, também em um post na mesma rede social, que a cúpula do G7 precisa discutir os incêndios na Amazônia. O encontro está previsto para este fim de semana, em Biarritz, no sudoeste francês.

Bolsonaro disse ainda que o "Governo brasileiro segue aberto ao diálogo, com base em dados objetivos e no respeito mútuo". Segundo ele, "a sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI".

Macron postou uma foto de um incêndio florestal e chamou as queimadas na Amazônia de "crise internacional" e "emergência".

"Nossa casa queima. Literalmente. A Amazônia, o pulmão de nosso planeta, que produz 20% de nosso oxigênio, arde em chamas. É uma crise internacional", escreveu.

"Membros do G7, vamos nos encontrar daqui a dois dias para falar dessa urgência!", completou Macron.

O G7 é composto pelos seguintes países:

Alemanha

Canadá

Estados Unidos

França

Itália

Japão

Reino Unido

Initial plugin text