Avião com 236 brasileiros deportados dos EUA pousa em MG

Um avião com 236 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou nesta quarta-feira (26), às 13h25, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). A informação foi confirmada pela BH Airport, concessionária que administra o terminal. O voo saiu do estado americano do Arizona.

Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior número de pessoas que tentam entrar nos Estados Unidos de forma irregular pelo México.

A política de deportação dos EUA começou a ser intensificada em 2019 pelo então presidente Donald Trump, que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais.

Foto: Tudo Viagem

No ano passado, primeiro ano de mandato do democrata Joe Biden na presidência do país, também foram registrados voos com deportados que chegaram ao Brasil. Biden chegou à Casa Branca com uma série de reformas imigratórias, mas algumas tropeçaram no Congresso.

O número de pessoas interceptadas cruzando a fronteira sul desde a posse de Biden subiu para 1.855.023, das quais 1.387.705 partiram de El Salvador, Guatemala, Honduras e México, segundo dados oficiais dos EUA.

Biden atribui isso à pobreza, violência, corrupção e aos efeitos das mudanças climáticas, e lançou um programa de investimentos para enfrentar o problema por meio de oportunidades econômicas.

Uma reportagem publicada em dezembro pelo jornal Folha de S.Paulo mostrou que brasileiros deportados dos Estados Unidos relatam humilhação, racismo e maus-tratos sofridos durante as tentativas de entrar no país.

A reportagem entrou em contato com o Itamaraty e a Polícia Federal a respeito do voo com os deportados que chegou nesta quarta, mas não obteve retorno até a conclusão deste texto.