Ucrânia acusa Rússia de massacre após encontrar corpos de civis em cidade próxima a Kiev

Ucrânia acusa Rússia de massacre após encontrar corpos de civis em cidade próxima a Kiev

Tropas de elite russas entravam na cidade em veículos blindados leves o suficiente para serem transportados por aeronaves. Eles chegaram pelo aeroporto Hostomel, a poucos quilômetros de distância de Bucha. O aeroporto havia sido atacado e controlado por tropas paraquedistas russas, que chegaram de helicóptero no primeiro dia da invasão, em fevereiro.

Mas os militares foram recebidos por uma forte e determinada resistência ucraniana. Quando a coluna de tanques russos passava por Bucha, a caminho de Kiev, ficou claro que a tarefa de ocupação não seria fácil. A rua é estreita, perfeita para uma emboscada.

Testemunhas dizem que os ucranianos atacaram o comboio com drones Bayraktar, comprados da Turquia. Alguns afirmam que voluntários na defesa territorial da Ucrânia participaram.

Os veículos que estavam na retaguarda e os que lideravam o comboio foram destruídos, bloqueando os do meio. Os destroços dos tanques não foram tocados. Cintos de projéteis de canhão de 30 mm estão na beira da grama, junto com muitas peças de munições abandonadas perigosas e danificadas.

Jovens recrutas fugiram, implorando, segundo a população local, para não serem entregues à defesa territorial ucraniana. Um homem de cerca de 70 anos que se apresentou como tio Hrysha, disse: “Senti pena deles. Eles eram tão jovens, de 18 a 20 anos, com toda a vida pela frente.”