Por que os romances de escritório são inevitáveis

Por que os romances de escritório são inevitáveis

Os romances entre colegas de trabalho deram seu jeito de acontecer até mesmo durante a pandemia, quando se tornaram menores as interações presenciais no escritório que outrora podiam despertar faíscas.

Dados de fevereiro de 2022 da Sociedade para Gestão de Recursos Humanos (SHRM) dos EUA sugerem que o romance no ambiente de trabalho pode, na verdade, ter aumentado à medida que os funcionários migaram para o “home office”.

Um terço dos 550 americanos entrevistados ??respondeu que iniciou ou manteve um relacionamento com um colega de trabalho durante a pandemia — um aumento de 6% em relação a 2019.

Ou seja, mesmo durante quarentenas e lockdowns, as pessoas encontraram uma maneira de continuar namorando colegas de trabalho — um fato que ressalta a inevitabilidade do romance no escritório.

O ambiente de trabalho é um terreno fértil para o amor e o desejo, embora muitas empresas desaprovem o relacionamento entre colegas de trabalho e vejam isso como um pesadelo de RH.

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Especialistas dizem que há razões específicas pelas quais os profissionais simplesmente não conseguem parar de se relacionar entre si — mesmo quando estão isolados durante uma crise de saúde global.

Não é de hoje

Apesar de o tema ser considerado de certa forma um tabu, 75% dos entrevistados da pesquisa da SHRM disseram que não tinham problema com o namoro entre colegas de trabalho. (Afinal, metade afirmou que já gostou de um colega em algum momento.)

E por mais que seja uma dor de cabeça para muitas empresas, esse tipo de romance existe há décadas, ou até séculos.

“Até mesmo voltando à era industrial, já havia alguma discussão sobre as pessoas se sentirem atraídas umas pelas outras no local de trabalho”, diz Amy Nicole Baker, professora da Universidade de New Haven, nos EUA, que estuda o romance no ambiente de trabalho e psicologia organizacional.

Já nos anos 1800, nos primórdios do trabalho executivo, havia interações românticas nos escritórios com mulheres e homens se envolvendo em "comportamentos que não são dignos de nota", de acordo com os críticos da época.

Mas muitas relações começam no trabalho, e isso não quer dizer que necessariamente terminam em escândalo (pelo contrário, pode levar a um final de conto de fadas, como os Obamas, que se conheceram em um escritório de advocacia de Chicago quando estavam na casa dos 20 anos).

Dados de 2017 mostram que um em cada 10 casais heterossexuais nos EUA afirma ter se conhecido no trabalho.

Considerando que alguns dados sugerem que as pessoas entre 20 e 50 anos nos EUA passam quase quatro vezes mais tempo com colegas de trabalho do que com amigos, isso parece ser praticamente inevitável.

“Não é de surpreender que tanta gente se interesse por pessoas no trabalho”, já que o trabalho vem “tomando cada vez mais nosso tempo” há anos, diz Vanessa Bohns, professora associada de comportamento organizacional da Universidade Cornell, nos EUA, que estuda a dinâmica do romance no ambiente de trabalho.

Enquanto os métodos mais comuns de encontrar parceiros oscilam — mais gente se conhece online agora, por exemplo, e menos por intermédio de amigos e da família —, encontrar amor no trabalho “é uma constante” estatisticamente, segundo Baker.

Essa constante se manteve até durante a pandemia, uma época em que se relacionar com colegas pode realmente parecer menos arriscado, já que você está fora do olhar atento do seu chefe ou de colegas de equipe. (Alguns colegas estão até trabalhando secretamente nas casas uns dos outros à medida que o trabalho remoto se estende.)

“Enquanto as pessoas estiverem interagindo juntas em um ambiente de trabalho compartilhado, você verá a mecânica básica da atração humana acontecendo”, prevê Baker, seja esse ambiente físico ou virtual.

E a psicologia por trás dessa mecânica continua inevitavelmente levando os colegas de trabalho a algo mais, mesmo durante uma pandemia.

Saiba mais em BBC News.