Curitiba prepara cronograma da vacina bivalente a público de 18 a 59 anos; Paraná aguarda mais doses

Curitiba prepara cronograma da vacina bivalente a público de 18 a 59 anos; Paraná aguarda mais doses

A liberação foi anunciada pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira (24) e cada estado e município tem autonomia para organizar as datas para imunizar a população maior de idade. Até então, estavam no foco do governo os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos.

“Com a nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada às 17h27 do dia 24/4, ampliando o público da vacina anticovid bivalente para pessoas com 18 anos ou mais, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba organizará o novo cronograma de chamamento, convocando de forma escalonada o novo grupo. A estimativa do novo público de 18 a 59 anos é de 1 milhão de pessoas. Para atender a nova demanda, serão solicitadas novas doses do imunizante. No momento, Curitiba tem um saldo de 86 mil doses da vacina bivalente”, diz a nota da SMSC.

No momento, Curitiba tem 86 mil doses da vacina bivalente. O chamamento na capital será escalonado, como foi nos últimos protocolos. A estimativa é vacinar um milhão de pessoas.

A recomendação, segundo ao Ministério da Saúde, é que sejam vacinadas as pessoas que receberam pelo menos duas doses monovalentes como esquema primário, independentemente da fabricante do imunizante. O intervalo entre a última dose e a nova deve ser de quatro meses, no mínimo.

Paraná distribui doses

Ainda esta semana, as 22 Regionais de Saúde do Paraná devem receber um novo lote de 156 mil doses de vacina bivalente, que estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Um novo lote do Ministério da Saúde deve chegar à Sesa nos próximos dias. As doses serão destinadas também para a ampliação do novo público.

“Já aguardávamos essa orientação visto que a adesão do imunizante está abaixo do esperado em todo o Brasil e temos doses disponíveis. Não queremos vacinas estocadas, queremos vacina no braço. O Paraná está preparado para essa ampliação e continuará atuando em parceria com os municípios para vacinar o maior número de pessoas possíveis”,

disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Dois meses de aplicação das doses bivalentes

A vacinação contra a Covid-19 no Paraná com as doses bivalentes completa dois meses nesta quinta-feira (27) e registrou até terça-feira (25) 666 mil doses aplicadas a idosos acima de 60 anos de idade. O número corresponde a 45% das 1,5 milhão das doses enviadas aos municípios.

No Brasil, 10,5 milhões de pessoas receberam a dose de reforço com a bivalente. O Paraná é o 5º no ranking nacional com o maior número de doses aplicadas, em números absolutos, atrás de São Paulo (3,3 milhões de doses), Minas Gerais (1,1 milhão), Rio de Janeiro (1 milhão) e Rio Grande do Sul (712 mil).