Número de cabeças de gado mortas por baixa temperatura sobe para 1.537

Número de cabeças de gado mortas por baixa temperatura sobe para 1.537

Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) investiga o aumento no número de morte das cabeças de gado do Estado diante a frente fria que se instaurou na última semana. De acordo com a administração, o número chegou a 1.537 neste domingo (18).
Segundo a agência, novos casos foram confirmados em fazendas de Caarapó, a 274 quilômetros da Capital, e Corumbá, a 428 km. Um laudo com a confirmação dos óbitos deve ser concluído na segunda (19).

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a inversão térmica pode fazer mais vítimas nos próximos dias. "O frio, acompanhado de chuva, garoa e vento resulta na morte por hipotermia. Estamos visitando as fazendas e sabemos que esse número de animais mortos pode aumentar".

Conforme noticiado pela reportagem, o prejuízo aos pecuaristas ultrapassa R$ 3 milhões. Para evitar novas perdas, vários fazendeiros estão optando por um método antigo: acender fogueiras na pastagem para aquecer os animais. Após os registros dos óbitos, vídeos e fotos de animais aglomerados em volta de uma fogueira já circulam nas redes sociais.