Produção de absorventes cresce e leva dignidade menstrual às alunas da rede pública em Rio Brilhante

A produção de absorventes descartáveis realizada pelas reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante recebeu reforço de mão de obra que já refletiu no aumento da quantidade fabricada, passando de 600 para 800 unidades por semana.

Produção de absorventes cresce e leva dignidade menstrual às alunas da rede pública em Rio Brilhante

Ação

O programa "Fluxo da Igualdade", que promove a conscientização e a dignidade menstrual no município de Rio Brilhante será oficialmente lançado amanhã (11), na Câmara Municipal.

A iniciativa promove o trabalho dentro do sistema penitenciário, mas também enfrenta a pobreza menstrual. Relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) aponta que uma em cada quatro brasileiras não tem acesso a absorventes, e que estudantes (mulheres) perdem até 45 dias letivos por ano devido à falta de itens básicos e adequados de higiene íntima.

Além disso, a ausência de uma higiene menstrual adequada pode comprometer a saúde das pessoas que menstruam, aumentando o risco de infecções causadas pelo uso de formas alternativas de absorventes, como trapos de pano, jornais ou até mesmo miolos de pão.

O programa "Fluxo da Igualdade", além de distribuir absorventes nas escolas, realiza rodas de conversa e palestras informativas sobre dignidade menstrual e saúde em parceria com outras instituições. Essas ações visam conscientizar a população sobre a importância da higiene menstrual e seus impactos na vida das mulheres.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Fotos: Agepen, Rio Brilhante