Como funciona a tecnologia Inverter no ar-condicionado?

Motorização eletrônica evita o liga-desliga e trabalha com manutenção da temperatura dos ambientes, provocando menos impacto na conta de energia

Como funciona a tecnologia Inverter no ar-condicionado?

Um ar-condicionado equipado com tecnologia Inverter apresenta melhor desempenho, o que significa uma operação mais eficiente e menor gasto de energia. Por isso, o preço desses equipamentos é mais alto. O Shoptime explica como funciona um ar-condicionado Inverter e as principais vantagens.

O motor Inverter costuma equipar eletrodomésticos, como geladeira, máquina de lavar e micro-ondas, e aparelhos de ar-condicionado de perfil mais premium. É mais fácil encontrar os motores Inverter ou Digital Inverter em lançamentos em ar-condicionado, incluindo modelos smart e aparelhos split.

Em resumo, aparelhos de ar-condicionado Inverter não ligam e desligam o compressor de tempos em tempos, como fazem os equipamentos convencionais. Ao trabalhar em rotação variável e contínua, o motor eletrônico faz a manutenção da temperatura dos ambientes, aumentando e reduzindo a potência conforme necessário, em conjunto com sensores mais precisos que monitoram a refrigeração.

Com isso, esse tipo de motor deixa a condensadora (unidade externa do ar-condicionado) bem menos barulhenta.


As marcas divulgam que a economia no consumo de energia com um ar-condicionado Inverter ou Digital Inverter pode chegar a 40%, na comparação com um aparelho convencional novo. Em relação ao consumo de um equipamento mais antigo, essa economia pode ficar no patamar entre 60% e 70%.

Mas encontramos um aparelho Inverter que anuncia consumir até 77% menos energia do que outros modelos convencionais com o modo WindFree, função sem vento e mais silenciosa da evaporadora (unidade interna) para resfriar o ambiente.

Existem também os aparelhos Dual Inverter, que prometem ser ainda mais silenciosos, eficientes e econômicos. Eles contam com compressor rotativo duplo, que trabalha com mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30% mais rápido. A economia também pode ultrapassar os 70%, na comparação com um ar-condicionado convencional mais antigo.

Sempre compare a eficiência energética entre os equipamentos antes de fazer sua compra. Os selos da ENCE/Inmetro (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), da PROCEL e Concept ajudam nessa tarefa. Eles classificam o consumo de A a G e indicam se o equipamento consome mais ou menos eletricidade.

Alguns aparelhos de ar-condicionado smart com motor Inverter utilizam recursos de inteligência artificial para melhorar o desempenho do equipamento. Eles prometem otimizar a operação de acordo com as condições do ambiente, o clima local e os modos de uso da casa, mantendo o espaço sempre na temperatura preferida dos moradores sem aumentar o consumo de energia.

Além disso, a conectividade do equipamento com a Internet permite monitorar e comandar o ar-condicionado pelo celular ou à distância, fazer atualizações do sistema do aparelho e acrescentar novos recursos. Leia mais aqui.

Assim como os eletrodomésticos com motor eletrônico, os aparelhos de ar-condicionado Inverter costumam ter preço mais alto do que os similares com motor tradicional. Por isso, o consumidor precisa avaliar essa relação, incluindo os benefícios e a diluição do custo no longo prazo.