Artesãos de Itaquiraí vão ter a Carteira Nacional do Artesão

Artesãos de Itaquiraí vão ter a Carteira Nacional do Artesão

Com a finalidade de proporcionar condições para que artesãos do município de Itaquiraí pudessem se cadastrar no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), duas técnicas da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eliana Rodrigues e Rose Mary Cardoso Arce, estiveram na cidade para que todos os integrantes da categoria pudessem fazer suas respectivas Carteira Nacional da categoria.

O SICAB foi desenvolvido com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. Como ferramenta de captação de dados do setor artesanal brasileiro, o sistema permite o cadastramento único dos artesãos do Brasil de modo a agregar as informações em âmbito nacional.

Além disso, o sistema oferece a emissão da Carteira Nacional do Artesão que é a identificação do artesão, prevista na Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015, válida em todo o território nacional e com validade de 6 (seis) anos. Com a nova versão do sistema lançada em janeiro de 2020, o sistema também oferece a emissão da Carteira Nacional do Mestre Artesão.

Considera-se Mestre Artesão profissional, o artesão que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e que difunde para as novas gerações conhecimentos acerca dos processos e técnicas do ofício artesanal. (Texto: Guiomar Biondo – Decom Prefeitura de Itaquiraí).