Governo do estado reconhece e decreta situação de emergência em Porto Murtinho

Governo do estado reconhece e decreta situação de emergência em Porto Murtinho

Decreto vem 22 dias depois da queda de parte da parede de contenção do Rio Paraguai no município. Queda de parte da parede de contenção do Rio Paraguai assustou moradores de Porto Murtinho

TV Morena/Reprodução

O Governo do estado de Mato Grosso do Sul reconheceu e decretou nesta terça-feira (19) situação de emergência em Porto Murtinho, a 439 quilômetros de Campo Grande. O decreto vem 22 dias depois da queda de uma parede de contenção do Rio Paraguai no município.

O prefeito de Porto Murtinho, ?Derlei Delevatti, do PSDB, já havia assinado um outro decreto, este municipal, de situação de emergência no dia 5 de novembro. De acordo com o chefe da administração do município, o decreto se fez necessário por não haver recursos em caixa para obras de reconstrução da estrutura. Com a publicação de hoje, haverá menos burocracia para conseguir dinheiro para obras de emergência no local.

Conforme a Defesa Civil, não foram registrados mais desmoronamentos, mas apareceram novas rachaduras nos arredores da parede de contenção que caiu. A estação de água da cidade, que fica ao lado da erosão, vai precisar ser transferida de local. O decreto vale por cento e oitenta dias.

Relembre o caso

No dia 28 de outubro, uma parede de contenção do Rio Paraguai acabou cedendo em Porto Murtinho. A Defesa Civil estadual foi acionada e foi até o município, com engenheiros da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) para realizar uma vistoria, no dia 30 de outubro. Nela, foram apontados riscos de novos desmoronamentos, devido a muita erosão no solo.

Desde então, o prefeito de Porto Murtinho disse que decretaria situação de emergência no município, o que aconteceu no último dia 5, para efeitos municipais. Agora, o decreto estadual deverá oferecer recursos do Governo do Estado para as obras de emergência na reparação dos diques e das paredes de contenção do Rio Paraguai em Porto Murtinho.

Queda de parte da parede de contenção do Rio Paraguai assustou moradores de Porto Murtinho

TV Morena/Reprodução