Sanear é Viver: incentivo ao crescimento profissional do professor e melhoria da educação

Sanear é Viver: incentivo ao crescimento profissional do professor e melhoria da educação

Desenvolvido desde 2010, o Programa incentiva professores da rede municipal a tratarem o saneamento básico em seus planos de aula e premia os melhores. Educação de qualidade para crianças e adolescentes é fundamental para promover mudanças na sociedade. Não só porque serão eles os futuros responsáveis por tomar decisões, votar, eleger e cobrar os futuros gestores e educar a próxima geração, mas porque - desde agora - eles já fazem a diferença no meio em que vivem, compartilhando dentro de casa as lições que aprendem, repassando-as para seus pais e responsáveis.

Ciente disso, a Águas Guariroba tem, em seu escopo de ações sociais, atividades voltadas para o público infantil, como o Programa Nota 10, que leva a mascote da empresa, a Guaribinha, para as escolas, repassando informações sobre saneamento básico, preservação do meio ambiente, consumo consciente de água - entre outros assunto - na linguagem dos estudantes, utilizando metodologias que envolvem mini-palestras, histórias em quadrinho, teatro e fantoches.

"O programa é um sucesso, mas os professores ficavam em segundo plano, porque era a equipe da Águas que levava todo o material, que desenvolvia toda a atividade, eles ficavam mais no apoio. Sentimos a necessidade de envolver mais os professores, valorizando o papel do educador, e criamos o Programa Sanear é Viver em 2010. A ideia é que o professor desenvolva atividades que abordem o saneamento básico, mas dentro do contexto da disciplina que ele leciona, usando a interdisciplinaridade e a criatividade", explica Willian Carvalho, gestor de projetos sociais da Águas Guariroba.

Iniciado em 2010, o Programa Sanear é Viver acontece em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e já soma mais de mil professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de disciplinas como ciências, língua portuguesa, matemática, história, geografia, educação física e artes, além dos professores regentes das séries iniciais.

Sanear é Viver passou por diversas escolas da capital.

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Como funciona

A cada ano, o Programa contempla uma disciplina e todos os professores que lecionam aquela disciplina nas escolas da rede municipal podem participar. Os professores que se inscrevem passam por uma capacitação na Águas Guariroba, que inclui visitas ao Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da concessionária, e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba.

Durante a visita, os professores têm a oportunidade de conhecer de perto os serviços realizados pela concessionária, a tecnologia e a infraestrutura empregadas nas etapas de tratamento de água, esgoto e outros serviços, além de terem uma palestra sobre abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.

Após a capacitação, os docentes são convidados a desenvolver planos de aula que aliem o tema às áreas de conhecimento.

"A Secretaria Municipal de Educação abraça projetos que auxiliem ou fomentem o desenvolvimento da educação em nossa cidade. Parcerias são bem-vindas, pois julgamos que é mediante elas que construímos uma relação mais proximal das questões educacionais com a sociedade campo-grandense. No caso do programa Sanear é Viver, a proposta é desafiar os professores a organizarem planos de aula que busquem o estudo e propostas pedagógicas que se refiram às questões da distribuição de água e saneamento básico. E eles têm topado o desafio", comenta Alessandro Marcon da Silva, Técnico da SUPED - Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais da Semed.

Escolhendo os vencedores

Para classificar os planos de aula e decidir os vencedores de cada edição, a primeira triagem é feita pela equipe da Semed, que organiza uma comissão de avaliação, que tem seus membros escolhidos de acordo o componente curricular e/ou o ano escolar para qual o concurso se dirige.

A comissão é responsável por avaliar se o plano atende o tema do concurso, se está de acordo com os Referenciais Curriculares da REME e se a organização didático-pedagógica é coerente entre os componentes de um plano de aula (objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos e avaliação). Para cada critério, são dados pontos e, ao final, os 10 maiores pontuadores são repassados para a Águas Guariroba.

Na Águas, a equipe de projetos sociais junto com a comunicação faz sua avaliação, selecionando os três primeiros colocados. Os melhores trabalhos com aplicabilidade em sala de aula recebem premiações, que vão desde notebook a smartphones.

"Os subsídios e premiações oferecidos pela Águas levam os professores a refletirem sobre sua prática e buscarem novas metodologias para o ensino em diversos componentes curriculares. Podemos afirmar que nossos alunos terão professores mais preocupados com as questões ambientais que envolvem o tema do programa e, dentro de uma perspectiva formativa, professores reflexivos quanto a estrutura do seu planejamento e de sua prática", ressalta Sonia dos Santos Boiarenco, Técnica da SUPED - Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais da Semed.

Para Willian, gestor de projetos sociais da Águas Guariroba, não é possível mensurar os resultados e ganhos do Programa Sanear é Viver de forma objetiva e precisa, mas é possível perceber uma mudança positiva no comportamento da população ao longo dos últimos anos.

"O processo de educação e de mudança de comportamento é muito gradativo. Mas a gente percebe que o campo-grandense mudou, sim. Quando começamos a implantar rede de esgoto em Campo Grande, lá em 2008, quando a rede não cobria nem 30% da cidade, nós sentíamos uma resistência muito grande, os moradores não queriam aderir à rede, não havia um entendimento sobre o benefício de uma rede de tratamento de esgoto. Simplesmente não faziam a adesão. Hoje as pessoas querem a rede de esgoto, solicitam, pedem, esperam ansiosamente que a rede passe em suas ruas porque entenderam o que significa para a saúde delas e para o meio ambiente. Claro que a gente não pode dizer que isso se deve só ao Sanear é Viver, mas a um conjunto de ações que envolve comunidade escolar, líderes de bairro, entre outros protagonistas, e o Sanear é Viver faz parte dessa mudança de cultura e de mentalidade", afirma.

Willian Carvalho, gestor de projetos sociais da Águas Guariroba.

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Saneamento básico in english

O ano era 2017 e a disciplina contemplada do Programa daquele ano era a língua estrangeira. Tamarana Marques, formada em Letras (2008) e Mestre em Estudo de Linguagens (2012), ambos pela UFMS era professora efetiva de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande na E. M. Prof Arlindo Lima e topou o desafio de desenvolver um plano de aula de Língua em Inglesa que contemplasse o tema do concurso: "Saneamento e Ensino de Línguas Estrangeiras".

A proposta do plano de aula foi a promoção de um Poster Contest - concurso de cartazes entre os alunos de 8º e 9º anos. Após uma abordagem acerca da importância da água e do saneamento em sala de aula, os alunos deveriam produzir cartazes como tema "Água e Saneamento". Os cartazes deveriam ser criativos, contendo recursos gráficos manuais ou digitais e uma frase de impacto em inglês. A criação do cartaz foi livre, podendo o aluno utilizar qualquer técnica artística em uma folha A3, mas que alertasse a comunidade escolar sobre a importância do saneamento básico e do uso consciente da água.

"Acredito que iniciativas como esta da Águas Guariroba só tendem a somar no fazer pedagógico do professor e da prática de sala de aula. Este tipo de atividade movimenta os alunos, valoriza o professor, pois ele é o protagonista do concurso, é ele quem faz o plano de aula e tem a prática para saber o que é mais interessante para o seu aluno. Além disso, ele concorre com outras escolas e percebe o quanto os colegas de profissão têm se dedicado para proporcionar um ensino de qualidade, mesmo diante de grande desafios", declara Tamarana, que foi o 1º lugar da edição 2017, ganhou um notebook como prêmio e ainda foi convidada pela Águas Guariroba para estrelar uma campanha publicitária institucional da empresa.

A edição de 2019

A edição deste ano do Programa Sanear é Viver foi voltada para os professores regentes do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Foram 51 planos de aula inscritos e a divulgação dos vencedores aconteceu no dia 11 de novembro na sede da Águas.

Abusando da criatividade, os planos desenvolveram atividades como histórias em quadrinhos, enquetes, fotonovela, caça-palavras, maquetes com material reciclável, vídeos em stop motion e muito mais.

As vencedoras foram:

3º lugar: Ozinir Benitez de Carvalho, da E. M. Consulesa M. M. Trad

2º lugar: Deyandra Elena Fogaça de Souza Candelário, da ET Profª Ana Lucia de Oliveira Batista

1º lugar: Veronice Lopes de Souza Braga, da E. M. Manoel Inacio de Souza.

A professora Ozinir sentiu quase que imediatamente o impacto do seu trabalho: o diretor da escola onde ela leciona mandou trocar todas as torneiras comuns por torneiras de pressão com temporizador, por conta da economia de água.

Com experiência de 45 anos em sala de aula, professora Veronice foi a primeira colocada e se preocupou em desenvolver um plano de aula que tivesse continuidade para o quarto e quinto ano.

Além dos prêmios (um notebook para o 1º lugar e smartphones para 2º e 3º lugar), todos os participantes receberam certificado de participação de 40 horas e material didático do Grupo Aegea.