Ação oferece testes rápidos de HIV em shopping no centro de Campo Grande

Ação oferece testes rápidos de HIV em shopping no centro de Campo Grande

Em Campo Grande, somente em 2019 foram registrados 251 novos casos de pessoas com HIV. A ação de combate à Aids acontece neste sábado (30) em um shopping da região central de Campo Grande com testes rápidos para HIV. Em 2019 a capital teve mais de duzentos e cinquenta casos novos do vírus.

A ação acontecerá das 8h às 16h desse sábado

Ministério da Saúde/Reprodução

A ação acontecerá das 8h às 16h desse sábado e pretende realizar a testagem em pelo menos duzentas pessoas que estiverem no local. A gerente técnica do programa de HIV alerta para a necessidade do início imediato do tratamento.

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, onde também se inicia a campanha Dezembro Vermelho, que é um alerta sobre o tema. O local da ação foi escolhido considerando o grande fluxo de pessoas e o fato de já abraçar o programa a hora é agora.

Em Campo Grande, somente em 2019 foram registrados 251 novos casos de pessoas com HIV, a maioria deles, cerca de 98% dos registros, são em pacientes entre 20 e 49 anos. Até o dia 27 de novembro, foram apenas duas ocorrências a menos nessa faixa etária em comparação a todo o ano de 2018.

Durante a ação, além dos testes rápidos, também serão oferecidos materiais informativos e insumos de prevenção, como preservativos e géis lubrificantes. Os testes poderão ser realizados por todos que passarem pelo local, sem restrição de idade.

O Ministério da Saúde acredita que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Com base nessa estimativa, a pasta realiza, nesta sexta-feira, o lançamento da Campanha de Prevenção ao HIV/Aids. O foco é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido.