7 de janeiro, segunda-feira

7 de janeiro, segunda-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. O Irã convoca representante brasileira em Teerã após apoio do Brasil aos EUA. Após 4 dias de funeral, o enterro do general Soleimani ocorre hoje em Kerman, sua cidade natal. O podcast O Assunto discute o programa nuclear iraniano: que ameaça ele representa agora que o país diz que não irá cumprir o acordo de 2015? E os números do desmatamento no Brasil: Amazônia e Cerrado perderam juntos 16,1 mil km² de floresta entre agosto de 2018 e julho de 2019.

Tensão no Oriente Médio

O Itamaraty confirmou que uma diplomata brasileira foi convocada em Teerã, mas não explicou qual foi o teor da conversa. Um dia após a morte do general Qassem Suleimani o Brasil divulgou comunicado apoiando os EUA e a "luta contra o flagelo do terrorismo".

A conversa ocorre em meio à escalada de tensão entre Irã e EUA. Ontem, o secretário de Defesa americano, Mark Esper, contradisse o presidente Trump e negou que os EUA atacariam alvos do patrimônio histórico iraniano, em caso de retaliação pela morte de Suleimani.

O corpo do general será enterrado hoje em Kerman, cidade natal dele. As homenagens já duram quatro dias, e ontem uma multidão liderada pelo aiatolá Ali Khamenei pediu vingança contra o ataque americano que matou Soleimani.

O Assunto

O assassinato de Soleimani pelos Estados Unidos levou o Irã a anunciar que voltará enriquecer urânio sem limites. O podcast O Assunto discute o grau de ameça do programa nuclear iraniano após o país anunciar a saída do acordo de 2015. Renata Lo Prete conversa com o pesquisador de Harvard Hussein Kalout e o físico Dalton Barroso. Ouça:

Números do desmatamento

Flagrante de desmatamento na reserva Reserva Extrativista

TCE-MT/ Divulgação

Dois dos maiores biomas do país, a Amazônia e o Cerrado perderam juntos 16,1 mil km² de floresta entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo o IBGE. Enquanto na Amazônia o desmatamento ocorre sobre terras públicas "sem dono", que são alvos de grilagem; no Cerrado, a devastação se dá em terras legalizadas, impulsionada pelo agronegócio, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1.

Os caminhos do emprego

A tradição é sempre a mesma: o ano novo chega e as resoluções se renovam. Mas, para quem está em busca de emprego, não bastam pedidos e expectativas. É preciso planejamento e persistência, diante da retomada lenta da economia. Daqui a pouco, o G1 trilha 10 caminhos para conseguir um novo emprego em 2020.

Brexit mais próximo

O Parlamento britânico se reúne para a primeira de três sessões de debates sobre o acordo para o Brexit, que foi aprovado em dezembro. O texto do premiê Boris Johnson poderá receber emendas até o dia 9 de janeiro. Depois disso, está prevista a votação final na Câmara dos Comuns e o encaminhamento para a Câmara dos Lordes, que precisa ratificar o resultado.

Curtas e rápidas...

Preços dos imóveis ficam estáveis em 2019, após 2 anos de queda

Prefeitura de SP gasta mais de R$ 500 mil do orçamento em salário-esposa, benefício suspenso pelo estado nos anos 1990

Após um mês, PF não conclui inquérito sobre atentado contra índios Guajajaras no Maranhão

MARIZA TAVARES: Longevidade vai depender cada vez mais da tecnologia

Carnaval 2020: Império de Casa Verde homenageará o Líbano em desfile com a presença do cantor Belo

Ator de Good Doctor diz que personagem terá 'mais coisas a perder' na 3ª temporada

Paulo Gustavo diz que 'Minha mãe é uma peça' é feito para quebrar tabus: 'Arte não deve ser pautada'