O Assunto #116: O que aconteceu com o Bolsa Família em 1 ano de governo Bolsonaro

O Assunto #116: O que aconteceu com o Bolsa Família em 1 ano de governo Bolsonaro

A nova gestão introduziu o 13º, ainda não garantido para os próximos anos. Mas o número de beneficiados caiu, e a fila dos que esperam ser incluídos no programa tem hoje cerca de 500 mil pessoas. Para tratar dos números, Renata Lo Prete entrevista Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas. E, para avaliar o impacto social do programa, o convidado é Pedro Ferreira de Souza, pesquisador do Ipea. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

No último ano,despencouo número de novos benefícios concedidos pelo principal programa de transferência de renda no Brasil,o Bolsa Família.A fila dequem busca integrar o Bolsa Família,por outro lado, cresce e já chega a quase 500 mil pessoas.

O governo Bolsonaro anunciou em outubro o 13º salário do programa, que foi pago em dezembro. A medida provisória que prevê o benefício, publicada em 16 de outubro do ano passado no "Diário Oficial da União", assegurava, até então, o pagamento somente em 2019.

RenataLoPreteconversa com o economista Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas, e com Pedro Ferreira de Souza, pesquisador do Instituto de PesquisaEconômicaAplicada (IPEA) para entender os números e a história do programa. Quem também fala com ela é Pedro Ferreira de Souza, pesquisador do Instituto de PesquisaEconômicaAplicada (IPEA), que analisa o impacto social e a importância do benefício.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Luiz Felipe Silva, Isabel Seta, Sérgio Fernandes e Giovanni Reginato. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.