Campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira; veja onde se vacinar em Goiânia

Campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira; veja onde se vacinar em Goiânia

Objetivo é imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos. Em 2019, 14 casos da doença foram confirmados e outros nove seguem em investigação, em Goiás. Campanha de vacinação contra sarampo para jovens começa nesta segunda-feira, em Goiânia

SMS/Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (10). Em Goiânia, 71 postos de saúde estarão disponíveis para atender os moradores. Esta etapa é destinada para crianças e jovens de 5 a 19 anos.

Veja lista com postos de vacinação

O "Dia D" de mobilização nacional será em 15 de fevereiro. As vacinas tríplice viral e tetra viral (para crianças de até 4 anos vacinadas com a primeira dose de tríplice viral) também estarão disponíveis.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da campanha é resgatar quem não se vacinou ou complementar esquemas de vacinação da vacina tríplice viral. A complementação será feita a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

A campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil. No ano de 2019, aconteceram duas etapas direcionadas às faixas etárias mais suscetíveis ao surto no país. Já em 2020, a campanha é destinada aos grupos não vacinados no ano passado.

A segunda etapa da campanha em 2020 começa em agosto e será voltada a pessoas com a faixa etária de 30 a 59 anos.

Apesar de a vacinação ser destinada ao grupo de 5 a 19 anos, a população de 6 meses a 49 anos de idade pode se vacinar de forma seletiva conforme a disponibilidade de vacinas. No entanto, no "Dia D", não será administrada dose extra, em nenhuma pessoa, independente da faixa etária.

Casos de sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás informou que, no ano passado, foram notificados 199 casos suspeitos em 51 municípios. Do total, 14 foram confirmados e nove seguem em investigação até esta segunda-feira (10). Seis casos eram de moradores de Goiânia.

Já neste ano foram registradas seis suspeitas em cinco municípios. Uma delas já foi confirmada e, por isto, Goiás é considerado um estado com transmissão ativa do vírus.

A secretaria destaca que o sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e até morte.

Campanha de vacinação contra sarampo para jovens começa nesta segunda-feira, em Goiânia, Goiás

SMS/Divulgação

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.