Prefeitura faz avaliação para reparar estragos causados pelas chuvas em São Francisco de Paula

Prefeitura faz avaliação para reparar estragos causados pelas chuvas em São Francisco de Paula

Parte das 30 pessoas que ficaram desabrigadas voltaram para as casas e outras estão em imóveis alugadas pela Prefeitura. Chuva causou o desmoronamento de um barranco em São Francisco de Paula

Reprodução/TV Integração

A Prefeitura de São Francisco de Paula ainda está avaliando como serão feitos os reparos dos problemas causados pelas chuvas da última quinta-feira (13). O prefeito Mériton Alves (PSDB) informou ao G1 que se reunirá com o secretário de Governo nesta quarta-feira (20) para planejar o que será feito.

Na cidade foram registrados alagamentos e deslizamento de terra no Centro. Famílias que moram na região foram orientadas a deixar as casas. A princípio, o prejuízo causado na cidade é estimado em mais de R$ 300 mil. O Prefeito assinou um decreto que declarou estado de calamidade pública.

Veja mais

Chuvas causam estragos em Arcos e São Francisco de Paula

Segundo o Executivo, um dos principais problemas foi o desmoronamento de um barranco no Centro da cidade. Próximo ao local do incidente estão localizadas seis casas e os moradores tiveram que deixar os imóveis devido ao risco de desabamento.

Mais de 30 pessoas ficaram desabrigadas e foram alojadas em hotéis e casas alugadas pelo município. A Secretaria de Assistência Social, Vanéria Resende, disse que parte das famílias conseguiu retornar para as residências e outras duas estão em casas alugadas pela Prefeitura.

"Duas famílias que moraram no bairro perderam as casas, pois o alagamento condenou a estrutura delas. Estas famílias estão em casas alugadas pelo município. Temos uma senhora de idade, que teve que deixar a residência também, e foi para Betim para casa de parentes. Mas, conseguimos reorganizar a casa dela que deve retornar nesta semana para a cidade. Outra pessoa, que também precisou deixar a casa que morava, foi para um imóvel que ela estava construindo", disse a Secretária.

Em relação aos moradores que tiveram que deixar as casas no Centro da cidade, Vanéria explicou que todos retornaram para os imóveis. No entanto, caso volte a chover, estas famílias foram orientadas a ir para um hotel localizado em outro ponto do Centro.

"Estamos prestando apoio psicológico e visita das assistentes sociais. Estamos fornecendo cestas básicas para as famílias que perderam tudo e prestando todo o apoio necessário", finalizou a secretária

Chuva deixou desabrigados em São Francisco de Paula

Reprodução/TV Integração

Decreto de calamidade

Os alagamentos registrados nas vias, principalmente no Centro e na entrada da cidade, começaram por volta das 5h de quinta-feira (13).

Na cidade foram registrados alagamentos e deslizamento de terra no Centro e famílias que moram na região foram orientadas a deixar as casas. A situação levou o prefeito Mériton Alves (PSDB) a publicar um decreto que declarou estado de calamidade pública.

Prejuízos

O prejuízo causado na cidade é estimado em mais de R$ 300 mil, conforme o Executivo. A reconstrução das áreas depende de recursos. A ideia da Prefeitura é substituir as manilhas por duas pontes, o que daria mais vazão ao córrego.

"Dependemos de recursos, porque tem que ter uma engenharia muito minuciosa no local. É um trabalho que vai demandar tempo, porque a estrutura foi muito comprometida. Limpamos as terras que podiam ser retiradas, mas não resolvemos ainda o problema", disse o prefeito.

Segundo o Prefeito, a população ficou muito assustada com o temporal. Em 40 anos o município nunca registrou um episódio como esse.

"Foi um fato muito assustador, acordamos de madrugada assustados com moradores pedindo socorro e logo a Prefeitura se mobilizou para tentar amenizar a grave situação da cidade", finalizou.