BH tem manifestação contra grupo criminoso que organizava rinhas de pitbull em São Paulo

BH tem manifestação contra grupo criminoso que organizava rinhas de pitbull em São Paulo

Ato foi na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, neste sábado; de acordo com a Polícia Civil, entre janeiro e novembro, a corporação recebeu 4,5 mil denúncia de maus-tratos a animais em Minas Gerais. Manifestantes protestam em Belo Horizonte contra grupo criminoso que organizada rinhas de pitbull em SP

Reprodução/Redes sociais

Cerca de 50 pessoas se reuniram na manhã deste sábado (21), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, para protestar contra o grupo criminoso que foi presa na semana passada por organizar uma rinha com cães pitbull. A manifestação pedia punição rigorosa contra os suspeitos.

No último sábado (14), uma operação da Polícia Civil de São Paulo resgatou, em Mairiporã, 19 cães da raça pitbull que possuíam diversos ferimentos, e também 40 pessoas foram detidas, dentre veterinários, médicos e um policial militar, que combinavam as lutas dos animais por um grupo de whatsapp. Destes, somente um ficou preso durante a semana. Nesta sexta-feira (20), a Justiça decretou a prisão preventiva de 22 suspeitos.

Pit bull que participava de rinha de cães em Mairiporã

Marcelo Assunção/ TV Globo

Em Belo Horizonte, os manifestantes também fizeram menção ao Projeto de Lei "prisão para maus tratos", de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG), que estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e perda da guarda, que quem cometer crime de maus-tratos contra os animais e estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e perda da guarda, para quem cometer o crime.

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados na última terça-feira (17), e agora segue para o Senado.

"A Câmara dos Deputados, com a aprovação do meu projeto de lei, deu um passo importante contra a impunidade para bandidos covardes que cometem crimes contra os animais. Este tipo de gente representa risco, não só para os animais, mas para toda a sociedade - isso é estatístico. Quem comete crimes contra os animais tem enorme propensão a cometer crimes também contra os seres-humanos. Logo, a pena deve ser exemplar", disse Fred Costa.

Denúncias contra animais

Polícia lança ação integrada de combate a crimes contra animais

O Disque-Denúncia 181, da Polícia Civil, recebeu cerca de 4,5 mil ligações relacionadas a crimes de maus-tratos contra animais em Minas, entre janeiro e novembro deste ano.

O número já é maior do que o registrado em todo 2018, quando foram recebidas 4 mil denúncias.

Para tentar reduzir esses números, a Polícia Civil lançou uma ação integrada de conscientização de combate aos crimes ambientais.

A Serra da Moeda foi o lugar escolhido para o lançamento, por ser um ponto onde as pessoas costumam abandonar animais como cães e gatos. Segundo a polícia, a participação da população no combate a esse crime é fundamental.