27 de dezembro, sexta-feira

27 de dezembro, sexta-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decide criar regras para a aplicação da nova lei anticrime. O G1 relembra o que marcou o primeiro ano do governo Bolsonaro: da reforma da Previdência e política ambiental até a relação com os países vizinhos e polêmicas envolvendo os filhos do presidente. No podcast O Assunto, Renata Lo Prete analisa: por que 2019 foi o ano dos protestos? E os recordes do ano: o mês mais quente, a maratona mais rápida, o voo mais longo, entre outras cifras.

Bolsonaro: 1 ano

Em 1º de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro foi empossado como o 38º presidente da República. No primeiro discurso, se comprometeu com o "desejo de mudança" expresso nos 57,8 milhões de votos que recebeu.

Um ano depois, o governo não teve base de apoio articulada no Congresso. Sofreu derrotas, mas obteve uma grande vitória: a reforma da Previdência foi aprovada. O presidente também deixou o PSL e lançou um novo partido.

Bolsonaro ainda incorporou à gestão uma pauta conservadora nos costumes – promoveu atos religiosos no Palácio do Planalto, elegeu as redes sociais como canal direto de comunicação e colecionou uma série de declarações polêmicas. Relembre ações e mudanças implementadas por Bolsonaro

Daqui a pouco o G1 publica uma retrospectiva do 1º ano de governo, e analisa as promessas de Bolsoanro e o que foi cumprido até agora.

???? OUÇA: A retrospectiva do ano no Papo de Política

Nova lei anticrime

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, assinou portaria que cria um grupo de trabalho com o objetivo de estudar impactos e efeitos da nova lei anticrime no Poder Judiciário. O grupo terá 20 dias para formular normas para aplicação da nova legislação, que foi sancionada por Bolsonaro e entra em vigor em 23 de janeiro.

Juiz de garantias

A figura do juiz de garantias é um dos pontos controversos do texto. Ele passará a ser o responsável por acompanhar e autorizar etapas dentro do processo, mas não dará a sentença. O ministro Sergio Moro se opôs a esse trecho, mas Bolsonaro manteve.

Acidente aéreo

Avião de passageiros cai no Cazaquistão

Um avião com 100 pessoas a bordo caiu nas primeiras horas desta sexta-feira em Almaty, maior cidade do Cazaquistão. Pelo menos 9 mortes foram confirmadas. A aeronave, um Fokker 100 da companhia Bek Air tinha como destino a capital Nursultan, e caiu logo após a decolagem em cima de um prédio de 2 andares.

O ano dos protestos. E o que vem por aí...

As ruas não tiveram descanso: manifestações, pacíficas ou não, se multiplicaram pelo mundo. Na América do Sul, Venezuela, Equador, Chile e Bolívia entraram em ebulição. No Oriente Médio, a onda de protestos segue forte. Na Ásia, Hong Kong questiona o poder chinês. Na Europa, protestos na França e na Espanha. No podcast O Assunto Renata Lo Prete conversa com o sociólogo Demétrio Magnoli para entender o que esperar no cenário internacional em 2020. Ouça abaixo:

Sol ou chuva na virada?

Movimentação de banhistas na Praia do Leme, Zona Sul do Rio, neste domingo (22), primeiro dia do verão

ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O réveillon será de muito sol na maior parte do Brasil a partir de sábado (28), de acordo com meteorologistas. As temperaturas estarão perto dos 30ºC. As chuvas deverão ser isoladas, com exceção do Norte do país, onde há risco de temporais.

No Rio de janeiro, onde são esperadas cerca de 1,7 milhões de pessoas para a virada em Copacabana, a previsão é de muito calor. Veja como ficará o tempo em todas as regiões do país.

Recordes do ano

O mês mais quente, a maratona mais rápida, os preços mais altos em leilões... Veja os recordes que foram batidos em 2019, ano que também teve liquidação bilionária para o dia dos solteiros, multa também bilionária para o Facebook e o menor bebê nascido prematuro a conseguir sobreviver.

Estreias da semana

Assista ao trailer do musical 'Cats'

Duas produções mais leves e um candidato à categoria de melhor filme internacional do Oscar são destaque entre as estreias que chegam aos cinemas brasileiros esta semana. O G1 já viu 'Cats', 'Minha Mãe é uma peça 3' e o húngaro 'Aqueles que ficaram', e conta o que está a sua espera nas telonas na última semana do ano.

Curtas e rápidas...

Queixas por dificuldade de adesão a sistemas de geração própria de energia crescem 168%, diz Aneel

Sisu, Prouni e Fies: veja datas para o 1º semestre de 2020

Sol se prepara para novo ciclo com chance de mais erupções que podem afetar a Terra

Tom Maior vai exaltar personalidades negras em desfile e homenagear humorista Mussum na bateria no Carnaval de SP

MEC diz que vai testar projeto de educação integral no ensino fundamental em 40 escolas

Mega-Sena de R$ 300 milhões pode render mais de R$ 780 mil ao mês na poupança

Jericoacoara: da Lagoa do Paraíso à Pedra Furada, até pôr do sol é um verdadeiro evento